Além da criatividade e tecnologia, o acabamento é aquele diferencial em qualquer trabalho gráfico, seja ele Verniz Localizado ou uma laminação. Quando se fala em cartão de visita, hoje em dia, é muito comum se utilizar Verniz Localizado com uma laminação fosca, esse acabamento se torna a cereja do bolo que vai dar aquele toque final no seu material.
Nesse artigo falaremos um pouco o que é o verniz localizado e como aplicar o verniz localizado no fechamento do arquivo, para quando for enviar para gráfica, não ocorra nenhum erro. Vamos lá?
O que é o Verniz Localizado?
O verniz é um tipo de camada ou uma película transparente que pode ser aplicado em diversos materiais gráficos, como o papel Couchê. Essa Película dá um brilho a mais no cartão e também garante a proteção contra sujeira e umidade. Outro diferencial também é a vida útil, por ter essa proteção o material demora mais para estregar ou deteriorar.
Para Offset e digital, existem 03 tipos de verniz mais utilizados que são eles:
Verniz à base de óleo
É composto por resinas e óleo de linhaça. Muito parecido com as tintas, serve para dar um efeito fosco ou de brilho na impressão. Ele auxilia na proteção repelindo água sendo ideal contra a umidade. O Verniz a base de óleo é mais comumente encontrado em rótulos e embalagens. Entre os três citados é oque tem menor custo, mas sua secagem é devagar e a aplicação pode amarelar com o passar do tempo.
Verniz à base de água
Como o próprio nome diz, ele é a mistura de água com resinas acrílicas e outros aditivos. Podendo gerar o efeito de brilho ou fosco, seja no papel ou até mesmo em materiais metálicos. Seu custo também é baixo e ele precisa ser seco logo após a aplicação. Não amarela com o tempo e tem maior resistência e flexibilidade.
Verniz UV
Sendo aplicação mais comum de ser encontrada em materiais gráficos. O Verniz UV recebe este nome, devido à necessidade da radiação ultra violeta para secagem. Com um nível de brilho superior aos outros sua qualidade e durabilidade é extremamente alta.
Como montar uma máscara de verniz localizado?
Indicamos criar a máscara para o verniz localizado em uma página separada do layout da arte. Montamos um passo a passo para que você possa criá-la sem nenhum problema:
Vá até à página com a arte principal e selecione os elementos aonde você deseja aplicar o verniz localizado;
Após selecionado os arquivos, faça o comando "copiar" (atalho ctrl + C);
Como indicado, crie uma página, como, por exemplo: Máscara Verniz (se tiver frente em verso é bom criar uma página para cada e indicar.);
Faça o comando "colar" ;
Deixe todos os elementos do verniz localizado em preto (C: 0% / M: 0% / Y: 0%/ K: 100%);
Caso tenha verso, repita o mesmo procedimento.
Pronto! Você já tem uma máscara de verniz localizado, agora basta fazer o fechamento do arquivo.
Viu como o verniz localizado pode ser um diferencial para o seu impresso? Aqui na WL Impressões, temos uma equipe dedicada em trazer a maior qualidade para todos os seus materiais.
Possuímos a solução completa para a sua impressão. Conte conosco!
Comments