top of page

Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

Quais formatos de arquivos são os mais utilizados?

Atualizado: 11 de mar. de 2021

Você com certeza deve trabalhar com diversos tipos de programas, cada um com seu objetivo especifico, seja para elaboração de logotipos, criação de propagandas publicitárias, edição de fotos, vídeos, texto, entre outros. Mas você sabe qual o arquivo certo para cada ferramenta? Muitas dessas confusões podem ser um pesadelo na hora da arte final, por isso vamos te ajudar nesta matéria.





O que quer dizer formatos de arquivos?


Antes de mostrar os principais formatos de arquivos, você precisa entender o que quer dizer. Formato de arquivo é o termo que se utiliza para identificar a forma que um arquivo é armazenado no disco do computador. Assim posteriormente você poderá consultar, visualizar e editar. Cada programa que existe no seu computador serve para abrir tipos diferentes de extensões. Por isso, entender os formatos de arquivos é essencial. Ele pode ser facilmente identificado no final do nome com o qual você nomeou o arquivo, antecedido por um ponto final. O nome de uma foto cujo formato seja JPEG, por exemplo, aparecerá desta forma: “nome-da-foto.jpg”.


Quais são os principais tipos de formatos de arquivos?


TXT


O TXT é o formato gerado pelo bloco de notas do Windows e deve ser o mais conhecido entre todos. Sendo uma extensão de texto simples, ele não aceita nenhum tipo de formatação, a não ser coisas simples como a acentuação das palavras. Seu formato pode ser aberto nos mais diversos tipos de softwares devido a simplicidade no tipo de informações que tem.


DOC


Esse formato é próprio para o programa da Microsoft, o Word. Tendo várias possibilidades de formatação no texto e podendo aceitar inserções como imagem, esse formato tem inúmeros recursos. É essencial para criação de documentos como contratos e trabalhos acadêmicos.


Os documentos gerados pelo Microsoft Word também podem ser salvos com a nomenclatura .docx, mas se isso acontecer, não se preocupe, a extensão ganhou essa atualização no nome a partir da versão 2007 do programa.


PPT


Quando falamos em programa de apresentação, Microsoft Power Point é a primeira opção. O PPT é uma extensão que corresponde aos arquivos gerados e editados pelo software. Com ele é possível exibir formas e textos em animações, em slides.


Existe também o PPS, gerado pelo mesmo programa. A diferença entre os dois é que o primeiro formato é o editável, e o segundo é a apresentação pronta. Na prática, isso significa que o arquivo .pps é o mais indicado quando você quer compartilhar uma apresentação, já que ele não passará pela página inicial do PowerPoint, que permite visualizar os mecanismos e recursos usados nos slides.


JPG


Muito comum, o JPEG é um formato de arquivo para imagem. Utilizado de forma geral em smartphones, câmeras digitais, internet, entre outros... Ele é conhecido pela sua capacidade de compactação, comprimindo todas as informações contidas nela e deixando o arquivo mais leve. Assim se utilizado por exemplo em um site, o tempo de carregamento é mais rápido. Muito cuidado com a compactação, pois pode gerar perda significativa de cores e resolução em imagens.


PNG


Outro formato de arquivo para imagem é o PNG, mas com um grande diferencial, que é o atributo de transparência. Com ele você poderá criar elementos gráficos com o fundo transparente. Sem contar que suporta milhões de cores, coisa que o JPEG não faz. Isso acaba deixando a extensão mais pesada. Esse formato é utilizado para arquivos digitais, pois suporta com facilidade as cores RGB.


ATENÇÃO! Todos estes formatos de arquivos citados a cima, NÃO SÃO INDICADOS PARA IMPRESSÃO, por isso tome muito cuidado na hora de enviar para a gráfica. Confira abaixo os principais formatos para fazer o fechamento de uma arte.


PSD, CDR e AI


O PSD, AI e CDR, são formatos de arquivos editáveis, sendo gerados pelo Photoshop e Illustrator(ambos da Adobe) e CorelDRAW(Corel Corporations). Neste tipo de arquivo editável, mesmo após de salvo, você pode voltar e voltar e reestruturar as informações conforme a sua necessidade ou vontade.


Suponhamos que você criou uma arte em qualquer um desses programas e a exportou em JPEG. É extremamente recomendável que você salve também uma versão do arquivo editável (ou seja, em .psd, .cdr ou .ai), porque se futuramente quiser, por exemplo, mudar a cor do background, a fonte ou outro elemento, seu trabalho não terá que ser todo refeito do zero.


Documentos com essas extensões permitem a edição em camadas e são muito usados pelos profissionais de comunicação visual, como designers e fotógrafos.


Vale lembrar que um formato de arquivos costuma abrir somente no programa que os originou. Mas dependendo da edição e do formato salvo, eles podem conversar entre si (ou seja, um arquivo .ai pode ser aberto no Photoshop, e vice-versa). É interessante testar para ver como eles se comunicam!


Todos os softwares por trás destes formatos de arquivos podem ser instalados e usados nos diferentes sistemas operacionais, como Windows e MacOS, por exemplo.


PDF X1A


A melhor forma de enviar seu arquivo para gráfica é no formato PDF X-1a. Primeiramente porque é feita pela Adobe, empresa especializada em programas de edição. Também ele é projetado para tornar arquivos pesados em mais leves fazendo com que a entrega seja mais rápida e segura. Isso requer que a cor de todos os objetos sejam impressos em CMYK ou local. Elementos em RGB e espaços de cor Lab ou marcados com perfis ICC não são recomendados para impressão. Ele também exige que todas as fontes usadas no trabalho sejam incorporadas no arquivo e não permite o uso de transparência e camadas.





Quer garantir a qualidade na sua impressão? Fale com a gente, somos especialistas no assunto!


Estamos há mais de 14 anos no mercado com foco em fornecer soluções completas para nossos clientes. Vão desde a avaliação de uma necessidade, geração de ideias, desenvolvimento de layout, passando pela impressão, acabamento, personalização e envelopamento, finalizando no envio para a empresa ou cliente final. Acompanhando as novas tendências do mercado, a Gráfica WL Impressões busca sempre estar em sintonia com o que há de novidade no mundo dos impressos.


NOSSA IMPRESSÃO


Contamos com maquinas de alta performance, e equipe de especialistas na área para que sua produção tenha máxima qualidade! Realizamos impressões em offset para grandes tiragens, e impressão digital( com até 1200dpi’s) colorida e PB para impressões em pequenas quantidades. Impressões específicas de acordo com a sua necessidade e o tipo de material solicitado, gerando ao final um resultado de alto padrão.


Trabalhamos para que você possa ficar por dentro de tudo o que está acontecendo com seu material. Através do SGI (sistema de gerenciamento de informação), o processo de produção de seu impresso pode ser acompanhado online com comodidade e facilidade. A Gráfica WL Impressões conta também com o gerenciamento de postagem de seu material: Através do SGPweb pode-se acompanhar o gerenciamento de postagem de todos os seus materiais. É rápido e fácil, e você fica ciente de todos os processos que serão realizados!


Em nosso grupo contamos com duas agências franqueadas dos Correios para agilizar seus envios. Com esta integração, temos a solução para o destinar seu material, oferecendo como diferencial a agilidade no serviço de manuseio e postagem do mesmo de forma segura e com transparência da informação. Para facilitar seu controle ainda possuímos o SGPweb, que lhe permite fazer todo o gerenciamento dos seus envios. E essa ferramenta ainda possui diversas integrações com sistemas de e-commerce.


Possuímos a solução completa para a sua impressão. Conte conosco!

350 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page