Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

  • News Exitoinf

Quais formatos de arquivos são os mais utilizados?

Atualizado: Mar 11

Você com certeza deve trabalhar com diversos tipos de programas, cada um com seu objetivo especifico, seja para elaboração de logotipos, criação de propagandas publicitárias, edição de fotos, vídeos, texto, entre outros. Mas você sabe qual o arquivo certo para cada ferramenta? Muitas dessas confusões podem ser um pesadelo na hora da arte final, por isso vamos te ajudar nesta matéria.





O que quer dizer formatos de arquivos?


Antes de mostrar os principais formatos de arquivos, você precisa entender o que quer dizer. Formato de arquivo é o termo que se utiliza para identificar a forma que um arquivo é armazenado no disco do computador. Assim posteriormente você poderá consultar, visualizar e editar. Cada programa que existe no seu computador serve para abrir tipos diferentes de extensões. Por isso, entender os formatos de arquivos é essencial. Ele pode ser facilmente identificado no final do nome com o qual você nomeou o arquivo, antecedido por um ponto final. O nome de uma foto cujo formato seja JPEG, por exemplo, aparecerá desta forma: “nome-da-foto.jpg”.


Quais são os principais tipos de formatos de arquivos?


TXT


O TXT é o formato gerado pelo bloco de notas do Windows e deve ser o mais conhecido entre todos. Sendo uma extensão de texto simples, ele não aceita nenhum tipo de formatação, a não ser coisas simples como a acentuação das palavras. Seu formato pode ser aberto nos mais diversos tipos de softwares devido a simplicidade no tipo de informações que tem.


DOC


Esse formato é próprio para o programa da Microsoft, o Word. Tendo várias possibilidades de formatação no texto e podendo aceitar inserções como imagem, esse formato tem inúmeros recursos. É essencial para criação de documentos como contratos e trabalhos acadêmicos.


Os documentos gerados pelo Microsoft Word também podem ser salvos com a nomenclatura .docx, mas se isso acontecer, não se preocupe, a extensão ganhou essa atualização no nome a partir da versão 2007 do programa.


PPT


Quando falamos em programa de apresentação, Microsoft Power Point é a primeira opção. O PPT é uma extensão que corresponde aos arquivos gerados e editados pelo software. Com ele é possível exibir formas e textos em animações, em slides.


Existe também o PPS, gerado pelo mesmo programa. A diferença entre os dois é que o primeiro formato é o editável, e o segundo é a apresentação pronta. Na prática, isso significa que o arquivo .pps é o mais indicado quando você quer compartilhar uma apresentação, já que ele não passará pela página inicial do PowerPoint, que permite visualizar os mecanismos e recursos usados nos slides.


JPG


Muito comum, o JPEG é um formato de arquivo para imagem. Utilizado de forma geral em smartphones, câmeras digitais, internet, entre outros... Ele é conhecido pela sua capacidade de compactação, comprimindo todas as informações contidas nela e deixando o arquivo mais leve. Assim se utilizado por exemplo em um site, o tempo de carregamento é mais rápido. Muito cuidado com a compactação, pois pode gerar perda significativa de cores e resolução em imagens.


PNG