top of page

Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

Conheça mais sobre a psicologia das cores

Você já se perguntou por que a muitas marcas do ramo alimentício utilizam as cores vermelhas na sua identidade visual? Ou por que algumas cores nos passam sensações como tranquilidade e paz? Isso tem relação com a psicologia das cores, uma ferramenta muito presente em campanhas de marketing.


Conheça agora um pouco mais sobre essa área do neuromarketing e saiba como aplicá-la nos seus materiais, lendo esse super artigo!




Como surgiu a psicologia das cores?


Tudo começou em 1810, quando o poeta alemão Johann Wolfgang Von Goethe publicou o livro “Teoria das Cores”. Esse livro influenciou foi o primeiro estudo de como as cores influenciam no emocional e inspirou diversos artistas que começaram a usar aideologia em suas obras, como Joseph Mallord William Turner, um dos precursores do impressionismo.


Séculos depois, a socióloga Eva Heller realizou uma pesquisa para dar prosseguimento a esse estudo, fazendo uma análise comportamental de voluntários. Nela, foram levantadas informações como as tonalidades favoritas, as menos apreciadas, e associações de cores com palavras.


A partir desse estudo, Heller descobriu padrões gravados no nosso inconsciente (psicológicos e culturais) que permitiam analisar as cores e associá-las as sensações e sentimentos.


Significado das cores


Segundo esses estudos, cada cor tem um determinado significado para o nosso inconsciente, como a possibilidade de tonalidades serem capazes de ter efeito tranquilizante ou nos deixar em estado de alerta. A partir dessas pesquisas, vamos apresentar para você o significado das cores mais utilizadas:


Vermelho


O vermelho pode remeter a paixão e sedução, mas tambem pode representar emoções fortes, como raiva ou nervosismo. Essa cor é muito utilizada por marcas relacionadas a alimentos.


Azul


É oposto ao vermelho, pois remete ao equilíbrio, harmonia e tecnologia. Muitas empresas de tecnologia utilizam o azul em suas identidades visuais.


Rosa


O rosa pode representar a inocência e o romantismo (quando apresentado nas tonalidades mais suaves) ou a modernidade e inovação (quando apresentada em tons mais fortes). Na publicidade, é muito usada em campanhas de produtos voltados ao público feminino.


Amarelo


É a cor do otimismo e do sol. O amarelo é associado ao acolhimento, a renovação de energias e a sinais de advertência. Marcas com personalidade alegre utilizam as suas tonalidades nas suas logomarcas.


Laranja


Cor da energia, do humor e do entusiasmo, o laranja pode despertar o ânimo e estimular a criatividade das pessoas. Suas tonalidades estão presentes nas identidades de marcas que querem passar ao público uma sensação de acessibilidade e espírito jovem.


Verde


Seus tons remetem a fertilidade e a natureza, podendo ser utilizado para despertar sensações de frescor e refrescância no público. Podemos encontrar essa cor em publicidades de produtos de higiene ou relacionados a origem natural, como alimentos veganos, por exemplo.


Preto


É a cor do luxo e da sofisticação. Apesar de ser associado ao luto ou a melancolia, o preto é visto também como a cor da vida noturna, do mistério e do misticismo. Podemos encontrá-lo em artigos de luxo e alto padrão, como joalherias e boutiques.


Branco


O branco é a cor da paz, da pureza e da fé. Quando uma marca utiliza essa cor em sua identidade, ela transmite a sensação de leveza e experiência de vida.



Como escolher as cores certa para a minha marca?



Agora que já explicamos melhor o significado de cada cor, vamos dar dicas de como utilizá-las da maneira correta em suas ações de marketing, utilizando uma ferramenta muito simples: O Círculo Cromático.


Esse círculo permite que você consiga escolher a melhor combinação, para que a identidade visual da sua arte fique harmônico e agradável ao público. Com ele, podemos encontrar as seguintes combinações:


  • Cores complementares: São tons que estão opostos uns aos outros;

  • Tríade: Combinação de 3 cores, formando um retângulo;

  • Análogas: Arranjo de 2 a 3 tonalidades adjacentes

  • Meio-Complementares: Muito parecida com a tríade, mas utiliza uma cor primaria e duas complementares em sua composição

  • Retângulo: É possível combinar uma cor primária, duas complementares, além de uma adicional que acentua as outras;

  • Quadrado: A junção de 4 cores equidistantes (mesma distância de uma para a outra), que apesar de diferentes, se complementam;

 

Viu como a psicologia das cores pode influenciar no psicológico dos seus clientes? Por isso, encontrar a combinação perfeita pode ser o diferencial da sua marca. Conte com os serviços da WL Impressões para realçar as cores da sua marca!

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page