Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

Como uma revista é feita?


Figurinha carimbada das salas de espera de clínicas e consultórios, a revista é uma importante ferramenta de informação. Podemos encontrar, em suas páginas, conteúdos dos mais variados, mas você sabe como esse material é confeccionado?


Hoje, vamos contar nesse artigo, as etapas da produção de uma revista. Vem com a gente!





A história das revistas


Primeiramente, vamos contar um pouco mais sobre a história desse material. A origem das revistas tem como berço o mesmo país que desenvolveu a imprensa: a Alemanha. No ano de 1663, a primeira revista da história, entitulada como Erbauliche Monaths-Unterredugen (traduzindo para o português seria algo como “Edificantes Discussões Mensais”) foi publicada.


Naquela época, as revistas continham uma compilação de textos com interesses didáticos, mas com o passar do tempo (no século 19, mais precisamente) os interesses gerais começaram a ganhar mais espaço nessas publicações. Geralmente, os temas abordados tinham relação com entreterimento e cuidados com o lar.


No Brasil, a primeira revista que surgiu em 1812, entitulada como “As Variedades ou Ensaios de Literatura”. Alguns anos mais tarde, nascia a “Revista do Instituto Histórico e Geográphico Brazileiro”, que já apresentava conteúdos culturais e científicos (que, inclusive, é a revista que está a maior tempo em circulação no Brasil).


Com a tecnologia evoluindo e as matérias-primas ficando cada vez mais baratas, no século 20 as revistas dominaram o mundo. Através de conteúdos cada vez mais segmentados, foi possível veicular diversos títulos conforme os interesses dos nichos do mercado.


Como criar uma revista


Você já pensou em todo o trabalho realizado para criar uma revista? Pouca gente conhece os “bastidores” da produção desse periódico, mas vamos te mostrar as etapas para a criação de uma magazine.


Definição do tema


Para começo de conversa, vamos focar no que vai despertar a atenção do leitor: O tema. Procure entender a fundo o assunto e encontre parcerias que possam contribuir com conteúdos para o projeto. Nessa etapa, também é feito o naming (escolha do nome) da revista.


Criação do projeto gráfico