Figurinha carimbada das salas de espera de clínicas e consultórios, a revista é uma importante ferramenta de informação. Podemos encontrar, em suas páginas, conteúdos dos mais variados, mas você sabe como esse material é confeccionado?
Hoje, vamos contar nesse artigo, as etapas da produção de uma revista. Vem com a gente!
A história das revistas
Primeiramente, vamos contar um pouco mais sobre a história desse material. A origem das revistas tem como berço o mesmo país que desenvolveu a imprensa: a Alemanha. No ano de 1663, a primeira revista da história, entitulada como Erbauliche Monaths-Unterredugen (traduzindo para o português seria algo como “Edificantes Discussões Mensais”) foi publicada.
Naquela época, as revistas continham uma compilação de textos com interesses didáticos, mas com o passar do tempo (no século 19, mais precisamente) os interesses gerais começaram a ganhar mais espaço nessas publicações. Geralmente, os temas abordados tinham relação com entreterimento e cuidados com o lar.
No Brasil, a primeira revista que surgiu em 1812, entitulada como “As Variedades ou Ensaios de Literatura”. Alguns anos mais tarde, nascia a “Revista do Instituto Histórico e Geográphico Brazileiro”, que já apresentava conteúdos culturais e científicos (que, inclusive, é a revista que está a maior tempo em circulação no Brasil).
Com a tecnologia evoluindo e as matérias-primas ficando cada vez mais baratas, no século 20 as revistas dominaram o mundo. Através de conteúdos cada vez mais segmentados, foi possível veicular diversos títulos conforme os interesses dos nichos do mercado.
Como criar uma revista
Você já pensou em todo o trabalho realizado para criar uma revista? Pouca gente conhece os “bastidores” da produção desse periódico, mas vamos te mostrar as etapas para a criação de uma magazine.
Definição do tema
Para começo de conversa, vamos focar no que vai despertar a atenção do leitor: O tema. Procure entender a fundo o assunto e encontre parcerias que possam contribuir com conteúdos para o projeto. Nessa etapa, também é feito o naming (escolha do nome) da revista.
Criação do projeto gráfico
Com o nome e tema definido, hora de pensar no visual que ela terá. Nessa etapa pensamos na tipografia escolhida, nas cores a serem utilizadas.
Elaboração do artigos
Pautas definidas? Chegou a hora de começar a criar as matérias! Aproveite as parcerias já realizadas, para solicitar artigos para deixar o conteúdo da revista mais rico e elaborado.
Organize a sequência de matérias
Matérias escritas e aprovadas? Chegou a hora de definir a sequência que elas estarão distribuídas na edição do periódico. Lembre-se deixar os artigos em uma ordem que não prejudique a leitura.
Escolha a capa
É necessário dar maior atenção à capa da revista, pois ela é a principal forma de atrair o público para a leitura. Por isso, escolha imagens de alta qualidade, faça uma boa diagramação e escolha o principal artigo da edição para estampá-la.
Procure uma gráfica especializada para fazer uma revista
Até o melhor conteúdo pode ser prejudicado por problemas na qualidade de impressão. Por isso é necessário encontrar uma gráfica de confiança para entregar um material de qualidade, além de direcionar a escolha do papel, forma de impressão, etc.
Faça um boneco
O boneco da revista é como uma espécie de guia para toda a equipe de produção. A partir dele, os últimos ajustes no projeto poderão ser realizados, além de permitir que o conteúdo seja apresentado de uma forma mais realística.
Busque financiamento
Uma maneira de deixar a produção da revista mais rentável financeiramente é buscar financiamentos. Utilize o boneco da revista para apresentar e prospectar parcerias para a venda de anúncios para a sua publicação.
Finalize o arquivo para impressão
Depois de tudo pronto, chegou a hora de mandar a magazine para impressão. Para evitar problemas com erros, cuide da sangria e da margem de segurança, além de conferir a prova de cor da gráfica.
Etapas da produção
Agora que a revista já está na gráfica, pronta para a impressão, vamos contar como funciona o passo a passo da confecção desse material:
Com o arquivo da revista já fechado, é decidido a técnica a ser utilizada: processo offset (grandes tiragens) ou impressão digital (pequenas tiragens);
Após isso, as páginas são dobradas de forma totalmente automatizada;
Depois do material dobrado, ele vai para alceadeira, onde é intercalado e grampeado;
Para finalizar, é realizado o corte trilateral e... Prontinho! Uma revista nova acabou de sair do forno.
Viu como é interessante o processo de criação de uma revista? Para finalizar o processo de criação com chave de ouro, nada melhor que contar com uma impressão de qualidade para o seu material.
A WL impressões conta com uma equipe dedicada, formada de profissionais competentes e especializados, para os seus produtos. Entre em contato conosco e faça um orçamento.
Acompanhe mais curiosidades e dicas, acessando o nosso blog e redes sociais!
Comments