Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

Qual a diferença entre impressão Offset e Digital?

Atualizado: Abr 9



Quando vamos realizar uma impressão, um fator muito importante que devemos nos atentar é o tipo de técnica que será utilizada, pois existem diversos meios de imprimir um material.


As impressões mais comuns realizadas nas gráficas são a Offset e a Digital, mas qual é a diferença entre cada uma delas? Pois bem, vamos explicar através desse artigo o seu processo de produção, além das suas particularidades e finalidades, para você escolher qual técnica é a mais indicada para você. Vem com a gente!


Impressão Offset

O sistema offset é um tipo de impressão realizada a partir da técnica planográfica. Nela, é realizada a impressão indireta, através de um cilindro (chamado de blanqueta), onde é feita a repulsão entre água e a tinta gordurosa e a gravação no papel.

Sua montagem consiste em 4 placas de alumínio flexível, montadas na impressora e encaixadas no cilindro porta chapa. Cada uma fica responsável por uma cor diferente do CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto). Há a possibilidade do uso de mais chapas, porém é utilizado apenas quando o material carece de cores especiais (como ouro, prata ou cores pantone).

Como é o seu processo?

  1. O papel passa pelas bobinas que conduzem tanto a tinta, quanto o papel;

  2. O cilindro onde a placa de alumínio foi fixada, é umedecido por rolos umidificadores;

  3. A tinta, composta por lipídios (gordura), é alojada nas áreas abrangentes a esse tipo de composição e repelida em áreas hidrófilas do cilindro;

  4. É realizada a gravação através de uma bobina de borracha (blanqueta), fixando a tinta no papel.

Vantagens

O sistema offset é considerado uma das técnicas mais eficientes para a impressão em grande escala, além de ser muito comum em gráficas de todo o mundo, pois proporciona ao cliente uma série de vantagens. Vamos listar algumas delas:

  • Qualidade de impressão superior;

  • Impressão em maior número de substratos;