top of page

Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

Qual a diferença entre impressão Offset e Digital?

Atualizado: 9 de abr. de 2021



Quando vamos realizar uma impressão, um fator muito importante que devemos nos atentar é o tipo de técnica que será utilizada, pois existem diversos meios de imprimir um material.


As impressões mais comuns realizadas nas gráficas são a Offset e a Digital, mas qual é a diferença entre cada uma delas? Pois bem, vamos explicar através desse artigo o seu processo de produção, além das suas particularidades e finalidades, para você escolher qual técnica é a mais indicada para você. Vem com a gente!


Impressão Offset

O sistema offset é um tipo de impressão realizada a partir da técnica planográfica. Nela, é realizada a impressão indireta, através de um cilindro (chamado de blanqueta), onde é feita a repulsão entre água e a tinta gordurosa e a gravação no papel.

Sua montagem consiste em 4 placas de alumínio flexível, montadas na impressora e encaixadas no cilindro porta chapa. Cada uma fica responsável por uma cor diferente do CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto). Há a possibilidade do uso de mais chapas, porém é utilizado apenas quando o material carece de cores especiais (como ouro, prata ou cores pantone).

Como é o seu processo?

  1. O papel passa pelas bobinas que conduzem tanto a tinta, quanto o papel;

  2. O cilindro onde a placa de alumínio foi fixada, é umedecido por rolos umidificadores;

  3. A tinta, composta por lipídios (gordura), é alojada nas áreas abrangentes a esse tipo de composição e repelida em áreas hidrófilas do cilindro;

  4. É realizada a gravação através de uma bobina de borracha (blanqueta), fixando a tinta no papel.

Vantagens

O sistema offset é considerado uma das técnicas mais eficientes para a impressão em grande escala, além de ser muito comum em gráficas de todo o mundo, pois proporciona ao cliente uma série de vantagens. Vamos listar algumas delas:

  • Qualidade de impressão superior;

  • Impressão em maior número de substratos;

  • Melhor custo benefício em médias e grandes tiragens;

  • Suporta grandes formatos de impressão;

  • Alta velocidade.

Impressão Digital

O sistema Digital é um dos mais utilizados em todo o mundo, podendo ser encontrado em flyers, folders, cartões de visitas, etc. Sua técnica consiste na entrada de dados digitais gerados pelo computador e transmitidos à impressora, permitindo atender poucas tiragens com menor tempo para a produção.

Sua utilização começou a ficar mais popular na década de 90, pois o que antes era feito através de chapas, poderia ser feito em residências e escritórios, por qualquer pessoa. Por não ser necessária a criação da matriz, o processo simplificado permite que as imagens sejam gravadas em diversos tipos de superfícies, inclusive em canecas e canetas.

Qual é o seu processo?

O sistema de impressão digital em gráficas é muito indicado para baixas tiragens, por ter um custo menor em relação às outras técnicas, e o seu processo é praticamente inteiro realizado por automação. Vamos explicar o passo a passo de como é realizada esse tipo de impressão:

  1. A máquina recebe as informações do arquivo;

  2. O computador transforma a imagem em códigos que são lidos pela impressora;

  3. Essa imagem é transmitida à um rolo magnético;

  4. A partir da atração magnética do pigmento, a imagem é gravada na superfície desejada.

Vantagens

Por ser um sistema que não carece de conhecimento técnico para a sua realização, a impressão digital é uma das técnicas mais utilizadas para a gravação. Vamos falar sobre as vantagens em utilizá-la:

  • O tempo de execução é bem menor em relação com outros tipos de impressão;

  • Não há a necessidade de reparação de cores, pois todas as impressões são idênticas e sem variação em um mesmo lote;

  • Menor custo de produção;

  • Permite a impressão de dados variáveis;

  • Prova de impressão mais barata do que as outras técnicas.

Qual a diferença entre as duas?

Escolher qual tipo de impressão é a melhor é uma tarefa muito difícil, pois tudo vai depender da sua necessidade, mas podemos dar algumas dicas para você ver qual sistema irá melhor te atender.

Se você precisa imprimir em grande quantidade (centenas ou milhares de unidades) ou precisa de uma cor específica da tabela Pantone, a impressão Offset é mais indicada, pois permite um número maior de personalizações com tintas especiais.

Agora, caso você precise do material “para ontem”, em pequenas quantidades, ou precise utilizar dados variáveis (como nomes e endereços, por exemplo), a solução digital pode ser mais indicada para o seu trabalho.

 

Viu como a técnica utilizada para a impressão dos seus materiais gráficos pode influenciar na qualidade e no prazo de entrega dos seus materiais? Por isso, é muito importante contar com uma empresa dedicada com as suas gravações em offset e digital. Conte com os serviços da WL Impressões e traga mais qualidade aos seus produtos.

1.324 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page