Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

Pantone: tudo o que você precisa saber

Com certeza você já ouviu falar em algum lugar sobre a Pantone. Mas você sabe como surgiu? Quando usar? Quais as cores do ano? Nesse post vamos esclarecer tudo sobre a marca pra você!


A Pantone foi fundada em 1962 por Lawrence Herbert, inicialmente era uma pequena empresa que fabricava cartões de cores para companhias de cosméticos. O primeiro sistema de cores foi desenvolvido em 1963 por Herbert e consistia em um método de identificar cores precisamente pela numeração – Herbert acreditava que a maneira de ver as cores é interpretada de forma diferente de pessoa para pessoa.


O intuito era identificar as cores desejadas em processos gráficos de forma prática, isso ocorreria por meio da sua numeração e guias, garantindo que no quesito cor, os impressos fossem uniformes.


No início do ano 2000, após iniciativas de Marketing, a empresa ganhou força global. Atualmente a Pantone não fornece apenas paletas específicas, são diversas vertentes. A marca conta com as Cores do Ano, o Instituto de Cor Pantone, Hotéis Pantone e seus vários produtos como canecas, coleções de maquiagem e também está relacionada com a indústria cinematográfica.


A Pantone possui catálogos específicos para cada área gráfica. De tempos em tempos esses catálogos são atualizados. Os mais utilizados são os de cores sólidas, COATED para papéis revestidos e o UNCOATED para papéis como o Offset, que não são revestidos. A marca também conta com catálogos com as paletas PASTEL, NEON e METALLICS.


Quando utilizar a Pantone?


  • Quando for trabalhar com uma ou mais cores especiais;


  • Quando um projeto for utilizar cores metalizadas ou fluorescentes;


  • Quando for necessário manter o padrão de cores estabelecido na identidade visual.


Cores do ano


Em 2021 as que chegaram para substituir o eleito em 2020 “Classic Blue” foram: “Illuminating Yellow” e “Ultimate Grey”, tons de amarelo e cinza. As duas tonalidades trazem mais vitalidade e despertam boas vibrações.