Para que não haja interferência no resultado final do seu trabalho, é importante que esses dois sistemas sejam aplicados de forma correta. Mas você sabe o que eles são? Nesse post vamos esclarecer todas as dúvidas, confira!
RGB
RGB nada mais é do que a abreviatura de Red, Green e Blue (vermelho, verde e azul), o sistema consiste em misturar essas cores de várias formas com a finalidade de produzir um aspecto cromático.
Segundo a Teoria Tricromática, a luz é o elemento chave para a formação de cores do sistema aditivo (RGB) - é possível criar mais de 16 milhões de tonalidades quando divididas nos 255 níveis.
O sistema é usado nos objetos que emitem luz, como por exemplo: computadores, televisores, câmeras, scanners, entre outros.
As suas escalas (que vão de 0 a 255) são declaradas da seguinte forma:
Vermelho: R=0, G=0, B=255;
Verde: R=255, G=0, B=0;
Azul: R=0, G=255, B=0;
Branco: R= 255, G=255, B=255.
CMYK
Esse sistema é utilizado para a produção de materiais impressos. É a abreviatura das cores subtrativas Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. Consiste na proposta de produzir fielmente a maioria das cores do espectro visível e isso é possível porque é o sistema utilizado no mundo gráfico.
O CMYK funciona pela absorção de luz, as colorações vistas vêm da parte da luz que não é absorvida.
No esquema abaixo está ilustrado como funciona:
É a combinação de cores primárias que dá origem ao sistema CMYK.
Esperamos ter sanado um pouco suas dúvidas sobre esses sistemas de cores. Se gostou do conteúdo, compartilhe!
Comments