Livretos: o que é e como pode ser utilizado

O livreto é um material extremamente versátil, podendo ser utilizado em diversas situações - desde a divulgação de serviços até a produção de histórias ilustradas - além disso, os livretos possuem uma fabricação extremamente simples.


Pensando nisso, preparamos um material bem completo para explicar tudo sobre os livretos. Confira!



O que é um livreto?


Um livreto nada mais é do que um pequeno livro que pode ser produzido em diversos tamanhos e formatos. Geralmente, possuem o tamanho de uma folha A5 ou A6, contém de 8 a 24 páginas e contam com uma capa de papel e o acabamento em grampos.


Possui diversas utilidades um livreto, porém, as mais comuns são: livros de histórias curtas, manuais de instrução, livros de receitas, apresentações de empresas, divulgação de produtos, serviços ou eventos e também, encartes para CDs e DVDs.


Além disso, os livretos podem servir como substituição para flyers e folders, levando em consideração que, em algumas demandas é necessário inserir muitas informações, fazendo com que pequenos impressos fiquem desorganizados.


Os livretos são bastante atrativos, embora seu design visual seja menor. É possível criar uma capa bem trabalhada e suas informações internas devem contar com uma fácil leitura e indicação, já que a ideia do material é ser extremamente intuitivo.


Com as informações e artes bem distribuídas dentro de um livreto, ele pode ser considerado um belo trabalho artístico. Dá uma olhada nas dicas que separamos para criar um bom design de livretos:


1. Defina o conceito que deseja transmitir


Como em qualquer outro trabalho que envolva um design, é importante definir o conceito e a mensagem que deseja transmitir antes de iniciar o projeto, principalmente se o seu livreto for utilizado para um fim empresarial.


2. Crie um bom conteúdo


Depois de um conceito bem estruturado, é essencial adequar à perspectiva de quem vai consumir o material, ou seja, desenvolver um bom conteúdo. Certifique-se que todas as informações necessárias estejam presentes de uma forma objetiva.


3. O design e personalização do layout precisam ser atrativos


Antes de iniciar o design, realize uma pesquisa de outros livretos do seu segmento para ter uma inspiração e analisar as características gerais da composição. Disposição de texto, estética e combinações de imagens são características importantes.


Além disso, ter uma base de pontos favoráveis e pontos negativos que você visualizar ajuda a definir a sua ideia principal.


4. Não esqueça de adicionar sua identidade visual


Pensando principalmente nos livretos para empresas, um dos principais objetivos é transmitir o conceito da empresa. Por isso, é essencial que o nome, cores e logo da empresa, evento ou afins, acompanhem o projeto.


5. Conte com uma gráfica especialista para realizar a impressão


Do que adianta ter um projeto muitíssimo bem estruturado se a impressão deixar a desejar? Por isso, é importante contar com uma gráfica que proporciona os melhores materiais e melhor qualidade. Conte com a WL Impressões para realizar a produção dos seus livretos.






32 visualizações0 comentário