Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

Design Japonês: início e pós-modernismo

O rápido desenvolvimento industrial do Japão começou nas décadas seguintes da Segunda Guerra Mundial. O país que sempre se manteve fechado no seu próprio sistema feudal, passou a receber uma influência enorme do modo de vida Ocidental.


Há quem diga que, se a influência Ocidental não tivesse chegado de forma tão agressiva no Japão, teria acontecido um ciclo natural de desenvolvimento e os resultados japoneses poderiam ser equiparados ou até mesmo, melhores aos do Ocidente. Mas de qualquer forma, não existem dúvidas de que o Japão iniciou uma revolução no Design.





Toda essa movimentação e mudança levantou inúmeros questionamentos nos Designers Gráficos japoneses que buscavam manter a tradicionalidade do país e ao mesmo tempo incorporar as novas referências.


Grandes designers da época de 1920 e 1930, como por exemplo: Ryuichi Yamashiro, Yasaku Kamemura, Masuda Tadashi, Kazumasa Nagai, Ikko Tanaka, Takenobu Igarashi, Tadanori Yokoo, Shigeo Fukuda e Koichi Sato, se inspiraram no construtivismo europeu, futurismo e art decô.