Conheça os tamanhos de papel e suas utilidades

Atualizado: 15 de mar.

Em algum momento os tamanhos de papéis ficaram confusos pra você? ou ao pensar na impressão de um material gráfico ficou na dúvida sobre qual tamanho seria o ideal? Trouxemos algumas especificidades sobre tamanhos de papéis e o destino mais usual para cada um deles no universo gráfico de impressão.



A4, A5 ou A6? Alguns formatos e tamanhos podem contribuir para facilitar a impressão do pedido de forma adequada.


Os papéis foram desenvolvidos para registrar graficamente tudo que esteja expresso no ambiente externo. Para tanto, os formatos de papel podem ser classificados por diferentes características: cor, gramatura, textura e tamanho. Agora, abordaremos sobre o tamanho e antes de tudo devemos esclarecer o que é a série A do padrão ISO 216.


A Série A do padrão ISO 216 é uma classificação para facilitar o entendimento ao uso das folhas de papel em formatos diferentes.


Papel A0 é o maior tamanho estabelecido pelo padrão, cuja folha tem 84,1 x 118,9 cm, esse tamanho é ideal para imprimir grandes cartazes, banners ou MATERIAIS GRÁFICOS que exigem um destaque maior.


Papel A1 é tamanho que, cujas dimensões são 59,4 x 84,1cm, também servem para impressão de banners e cartazes, mas são muito utilizados para impressão de materiais menores diagramados para serem aproveitados na folha.


Papel A2 é a metade de um A1, cujas dimensões são 42,0 x 59,4cm, ideal para produção de panfletos que são gerados em grande escala.


Papel A3 é muito comum nas gráficas pois servem para impressão de diplomas, certificados e imagens para quadros. Suas dimensões são 29,7 x 42,0 cm.


O mais conhecido de todos é o formato A4, pois é utilizado no cotidiano da maioria das pessoas e são conhecidos como folha sulfite. Papel A5 é utilizado para produção de bloco de notas e convites, cujas dimensões são 21,0 x 14,8cm.


Papel A6 possui as medidas 14,8 x 10,5cm , perfeito para ser utilizado na produção de crachás ou tags.


25 visualizações0 comentário