Você sabe o que faz um arte-finalista?

O QUE É?

O arte-finalista pode atuar em diversos segmentos diferentes, sendo a principal função, a finalização técnica de peças para impressão digital, off-set, serigrafia, jornal, revista, etc. Seu suporte e execução pode influenciar tecnicamente o resultado final, uma vez que, o fim da linha de um trabalho gráfico, é o departamento de arte-final, onde a margem de erro deve ser nula. Este tipo de responsabilidade leva ao arte-finalista ser cuidadoso, rápido e atento aos mínimos pormenores. Geralmente o arte-finalista é o responsável por essa tarefa. Esse profissional tem conhecimentos de programas gráficos, como CorelDraw, Photoshop, InDesign, Illustrator e Freehand e sabe utilizá-los para preparar um arquivo. E O QUE ELE FAZ?

A arte-finalização é um processo onde o arquivo é checado, organizado, padronizado e liberado para ser impresso. Nesta etapa, são verificados os formatos, as cores, as imagens, os tamanhos das fontes, a sangria, as margens de segurança e o fechamento do arquivo.

Por causa disso, o arte-finalista precisa saber sobre cores de fundos, imagens e fontes, bem como seus tamanhos, para cada tipo de peça gráfica, suporte e acabamento.

Um papel importante desse profissional é confirmar se os textos a serem impressos estão legíveis para qualquer pessoa avaliando, por exemplo, o espaçamento entre linhas e palavras e o contraste entre as letras e o fundo.

O arte-finalista, muitas vezes, não possui formação em Design, nem em Publicidade ou Marketing, mas possui conhecimentos em produção gráfica e/ou audiovisual, além de habilidades com paginação, pós-produção de imagem e desenhos técnicos.

Gostou de conhecer mais sobre essa profissão tão importante para os impressos?


Na World Laser contamos com um time de arte-finalistas feras, prontos para deixar seus projetos incríveis e com a qualidade que você merece.


Entre em contato com nosso time e faça um orçamento sem compromisso.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo