Você sabe como fazer um gabarito para impressão?

Você já parou para pensar quantos cartões de visita cabem no plano de uma folha? Como imprimir um fundo colorido sem deixar as margens brancas? Como ter certeza que as margens estão devidamente alinhadas?


Em gráficas, situações como essas são resolvidas com um método eficaz e simples que se chama gabarito para impressão ou modelo de impressão.


O que é um gabarito?


O gabarito de impressão é um arquivo que conta com todas as marcações predefinidas. Todo design deve ser construído a partir dessas marcações e respeitando os limites impostos por elas.


De forma resumida, esses arquivos preveem todas as margens que devem ser seguidas para que todos os elementos estejam no lugar certo, seguindo à risca essas margens, a impressão sairá perfeita.


Uma impressão perfeita significa que nenhuma informação será cortada, as peças impressas não terão filetes brancos indesejados, tanto no verso quanto na frente da impressão nenhuma informação estará invertida, entre várias outras situações que o gabarito evita acontecer.


O que precisa conter em um gabarito de impressão


Todo o trabalho gráfico deve conter um modelo de impressão, seja uma impressão offset, digital ou qualquer outro tipo, uma relação entre os modelos de impressão é a necessidade de estabelecer margens. Para garantir sucesso na hora de fazer seu gabarito, ele deve conter:


  • Margem de segurança:


É marcada por uma linha verde e indica a área que deve estar informações relevantes como: textos, fotos, logos e etc. Não importa o quão criativo for o design criado, todos os elementos devem estar dentro dessa margem.



  • Linha de Corte


É uma linha vermelha que é colocada por fora da linha verde e tem o intuito de indicar a área real da impressão. Em outras palavras, a medida que seu material terá depois do corte, tudo o que passar do limite dessa linha ficará para fora do impresso quando for cortado.



  • Bleed


É a linha azul que fica depois da linha de corte, e aí você deve estar se perguntando, mas se ela será cortada, por que é importante para o projeto? O bleed é importante pois indica até onde a cor ou imagem de fundo devem ser esticadas. É essa linha azul que garante que a impressão não tenha linhas brancas nas bordas.



É possível criar um modelo de impressão em programas de software famosos, CorelDraw, Photoshop e Illustrator permitem a criação das linhas que tornam um impresso impecável. Caso você não possua conhecimento em nenhuma das ferramentas, é possível encontrar modelos de impressão disponíveis na internet.


E não se esqueça, que para a criação da arte, fechamento de arquivo, impressão e envio, você pode contar com a WL Impressões! É só clicar aqui e entrar em contato com um dos nossos especialistas.


14 visualizações0 comentário