Todo Designer Gráfico deveria trabalhar em uma Gráfica

Desde os processos de produção gráfica até como os equipamentos funcionam, o trabalho na gráfica pode dar a você, designer, bagagem para oferecer muito mais ao mercado.


Se você é estudante de Design Gráfico e está em busca da primeira oportunidade ou então, já é formado, uma gráfica pode dar a você os conhecimentos necessários de uma primeira oportunidade e inserção no mercado ou até mesmo, mais conhecimentos para quem já está na área.


Além disso, é um trabalho que gera uma percepção totalmente do que é aprendido na faculdade e em cursos profissionalizantes.


Uma gráfica dá a oportunidade de aprender sobre o processo gráfico em si, desde o recebimento de arquivos para arte finalização, como funciona a pré-impressão e como funcionam os equipamentos, máquinas offset e assim por diante.


Mas você deve estar se perguntando, além disso, por que todo designer deve trabalhar em uma gráfica?


Ser Designer Gráfico e Arte Finalista são funções extremamente importantes aqui na nossa gráfica, esses profissionais estão presentes desde a concepção de um projeto até o envio para a impressão.


Por isso, para responder a essa questão, conversamos com o nosso Designer Breno Dubiela e nosso Arte Finalista José Gonçalves, confira:


Meu nome é Breno Dubiela, tenho 19 anos e comecei a me interessar por Design no início de 2020. Fiz alguns cursos extracurriculares para me especializar um pouco na área e, em busca da minha primeira oportunidade como profissional nesse mercado, encontrei a WL Impressões, estou aqui desde março de 2021.
Digo com propriedade que, o ambiente gráfico agrega inúmeros conhecimentos que um designer pode utilizar em diversos segmentos.
Além disso, entender como funciona o processo de impressão de alguns dos diversos materiais produzidos aqui, como flyers, folders, revistas e crachás, se torna interessante por fazer com que eu me sinta, de fato, parte daquilo e auxilia no processo de criação. É como dar vida a projetos.
O trabalho nunca é o mesmo. Sempre existe um novo cliente, uma nova arte, um novo material e isso faz com que todos os dias sejam únicos.
Tem sido uma oportunidade, sem dúvidas, única e que só tem acrescentado na minha vida e experiência profissional.

E o que o Zé diz sobre a profissão é:


Sou o José Carlos e trabalho como Arte Finalista na WL Impressões há, mais ou menos, 6 anos. Aprendi a importância da arte finalização aqui. É um processo que faz com que os designers conheçam como funciona (de forma real) aquilo que eles projetam no computador.
É uma função onde o operador analisa o arquivo a ser impresso em toda a sua estrutura, sendo cores, baixa resolução (menos que 300 dpi), cores incompatíveis com a impressão off set (RGB), falta de sangra, texto preto nas 4 cores, etc.
Todos esses processos, são para assegurar que o arquivo a ser impresso, ou seja, não sofra alterações ao passar pelo RIP Processador de imagem raster (CTP - Computer To Plate), dando mais segurança ao impresso final. Assim, passar por uma gráfica, ou de fato seguir em uma como trabalho da vida, faz com que o designer se importe com os detalhes daquilo que cria.
Os conhecimentos agregados são de extrema importância e, como o Breno disse, todos os dias são únicos!

Legal, né?! Ter uma experiência em uma gráfica gera sem dúvidas um olhar mais crítico sobre o mercado.


Trabalhe na melhor gráfica de Curitiba.


Clique aqui e confira nossas vagas disponíveis.


13 visualizações0 comentário