top of page

Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

Qual a melhor gramatura para o seu impresso?


Na indústria gráfica, os impressos partem de algumas premissas básicas e essenciais. Além da escolha do papel e seu acabamento, a gramatura do papel é uma das principais variantes que definem a qualidade de um impresso.


Nesse conteúdo, vamos explicar melhor os detalhes das gramaturas para que você saiba qual escolher na hora de mandar produzir seu material.



O que é gramatura de papel?


Nada mais é do que a medida de densidade e peso do papel, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²).


Para saber qual é a gramatura do papel, uma balança de precisão é usada. Essa balança indica o peso do papel por metro quadrado e dessa forma, sua gramatura é classificada.


É importante saber que a gramatura é diferente da espessura. A espessura é a distância entre duas faces de um papel e varia de acordo com cada marca.



Como saber qual a gramatura apropriada para seu impresso?


Considerando que é necessário sentir o papel e saber adequar isso no seu resultado final, encontrar a gramatura perfeita não é tão simples quanto parece. O intuito desse conteúdo é deixar essa tarefa mais simples!



Listamos características comuns de cada gramatura para facilitar sua escolha:


35g a 55g:

Essas medidas referem-se a papéis mais finos e geralmente são utilizados para a impressão de jornais e bobinas para máquinas de cartão.

63g:

Essa gramatura é ideal para impressão de blocos de orçamentos e notas fiscais.


75g a 80g:

Apostilas, livros, panfletos, papéis timbrados e receituários são os impressos mais comuns nessa faixa de gramatura.


90g:

É um pouco mais grossa em relação às anteriores, trata-se de uma gramatura que se refere às populares folhas A4. É utilizada geralmente para papéis timbrados e envelopes.


115g:

É uma gramatura que abrange cartazes, panfletos, timbrados e folhetos de baixo custo e impressoras comuns também podem utilizar.


150g:

É ideal para projetos de maior resistência como, por exemplo: folders, flyers e capas de revistas.


300g:

A gramatura de 300g é indicada para cartões de visita, cartões postais e também, convites.



Agora que você já sabe como escolher a melhor gramatura de papel para seu material gráfico, entre em contato conosco e faça um orçamento para seus projetos!


36 visualizações0 comentário
bottom of page