Panfleto, flyer ou folder?



Formato é essencialmente a diferença entre essas três modalidades de impressos. Para que seja possível definir com precisão as características que envolvem esses MATERIAIS IMPRESSOS e evitar erros na hora de criar e produzi-los, definiremos algumas especificidades que contribuam para suas distinções e sirvam como base para o desenvolvimento da sua estratégia de comunicação.


Historicamente, o panfleto remete a um tipo de comunicação poética nos tempos da Europa medieval. Com o passar do tempo, o panfleto foi sendo ressignificado como um portador de textos escritos que eram menores que livros e cujas edições circulavam entre as vilas europeias. Alguns séculos depois, através da imprensa, os panfletos tinham o objetivo de transmitir textos impressos curtos e em grande quantidades.



Hoje, o panfleto é utilizado para denominar materiais impressos simples que, em grande quantidade, divulgam, promovem e expressam informações sintetizadas. São responsáveis por divulgar lançamentos, feiras e eventos. O fato dele ser, geralmente, feito em grandes quantidades permite tiragem a preços menores, com impressão rápida e fácil. Exatamente por essa razão que servem para uma estratégia de divulgação em massa, sem uma personalização tão específica, mais imediata.


O flyer é um subsidiário da publicidade moderna, foi desenvolvido para englobar anúncios rápidos, das empresas, sobre produtos ou serviços. Também pode ser considerado uma evolução dos panfletos, uma vez que se difere por possuir um refinamento maior, cujo trabalho estatístico é mais criterioso e ponderado. Geralmente servem para criação de coleções, pois exploram imagens de impacto com elementos gráficos diferenciados.



Os folders, por sua vez, costumam conter uma quantidade relevante de informações. O termo folder é derivado do inglês "fold”, cujo significado é dobrar, por isso ele é uma espécie de flyer dobrado. Especialmente por possuir diversas partes e carregar uma quantidade de informações maiores, os folders exigem um design mais estratégico e refinado. eles são comumente utilizados para apresentar companhias, lançar detalhes e descrições de produtos.


A personalização desses três formatos é uma de nossas especialidades, assim como a qualidade de impressão, preço e agilidade na entrega. Encontre aqui na WL impressões a possibilidade de materializar esses formatos com eficiência.


15 visualizações0 comentário