Os sentidos e sentimentos das cores

As cores sempre foram vistas como transmissores de informação para as artes em geral. Durante toda a história da humanidade vemos o seu uso empregado para distinguir e diferenciar conceitos, como por exemplo no barroco, onde tinham a finalidade de simbolizar e distinguir o sagrado do profano. Assim elas assumiram papéis importantes no direcionamento do psicológico humano, e passamos a associar sentimentos e emoções às cores que vemos no dia a dia. Apesar disso, muitos fatores externos também influenciam na percepção de cada indivíduo, como por exemplo: humor, cultura, ambiente, saturação de cor, iluminação, etc. Veja a seguir algumas das associações mais conhecidas.

Azul O tom está entre os favoritos das pessoas. Representando o céu, mar, tranquilidade, infinito e serenidade. De acordo com a tonalidade pode transmitir sensação de seriedade e confiança. Uma curiosidade é que, durante a antiguidade, a tonalidade era considerada feminina, já que transmite calma, sensibilidade e introversão.


Laranja O laranja nos remete ao pôr-do-sol, calor, alegria, apetite, prazer, outono. A cor é muito utilizada em identidades visuais de comércio de alimentos, restaurantes e embalagens de entrega; a tonalidade é a mais aromática e sempre cria uma expectativa de um bom sabor.

Verde Esse tom representa a vida, a natureza, saúde, o bem-estar, a juventude, segurança, coragem, esperança e tranquilidade. Além de transmitir sensação de descanso e relaxamento, a cor é muito associada a marcas de SPA, cosmética e empresas ambientais.

Amarelo Remetendo ao verão, calor, sol, ouro, alegria, conforto e expectativa. Embora seja relacionado à inteligência e à iluminação, por ser chamativo, o amarelo é muito usado para sinalizar advertências. Por isso, está presente em placas de trânsito e avisos gráficos.

Roxo Ele representa o mistério, egoísmo, espiritualidade, grandeza, sexualidade e luxo. O roxo é uma cor mista, que não representa nenhum gênero. Porém, na antiguidade, transmitia poder. Devido a isso, durante o império romano, apenas o imperador e sua família podiam usar essa tonalidade.


Rosa Essa tonalidade remete a afeto, charme, gentileza, suavidade, sutileza.

delicadeza, criança, feminilidade, etc. O tom é considerado masculino, isso porque ele nada mais é do que uma nuance mais sutil do vermelho, o qual, por sua vez, possui característica masculina.


Vermelho Ele representa o amor, a violência, o sangue, força, fogo e vida.

Essa foi a primeira cor a ser batizada, é a tonalidade mais antiga do mundo. E por ter ondas longas, ele é sempre o primeiro tom a ser notado.




Incrível o que as cores podem expressar e nos fazer sentir.


Agora nos seus próximos projetos já pode utilizar todas essas expressões e garantir o máximo de assertividade. E para isso pode contar com a gente! na WL temos um time todo preparado para ajudar você a se comunicar com seus clientes, de forma correta, com a melhor impressão offset e digital disponível no mercado, e o melhor de tudo, com a entrega mais rápida do Brasil.


Entre em contato e faça um orçamento.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo