Os princípios do funil de vendas

Atualizado: 9 de dez. de 2021


A utilização múltipla de um termo por determinada área de atuação não é surpresa para ninguém. Em vendas isso não poderia ser diferente. O termo “funil de vendas” vem sendo destrinchado para uso estratégico, e utilizado pelos players para compreensão das etapas do processo de vendas. Contudo, é fundamental assimilar os princípios básicos que solidificam esse conceito.


Uma estratégia de vendas consiste em gerar e gerenciar oportunidades que endereçam aos seus objetivos através das etapas desenhadas sobre a jornada do consumidor. Portanto, o funil de vendas é, resumidamente, um termo utilizado pelo marketing para descrever a jornada do potencial consumidor até o momento da compra. E três termos conseguem englobar sumariamente esse processo: Conhecer, gostar e confiar.

A partir desses três termos conseguimos navegar e explorar a experiência do CONSUMIDOR:


  1. Conhecer: esse princípio é responsável pela prospecção ativa da marca, negócio e/ou serviço. Aqui você proporciona ao público externo um senso de como você é, enquanto empresa, considerando a sua existência individual, capacidades e atuação. Nessa etapa se encaixam todos os elementos táticos do marketing que corroboram para transmitir com fidelidade o core da sua companhia ao público externo. Em outras palavras, tornar-se conhecido.

  2. Gostar: uma vez que o público já sabe quem você é, o que você faz e como consegue ajudá-lo, chegou o momento de encantar. O público precisa gostar da sua empresa, apreciar com certo entusiasmo a sua existência, portanto, explore o marketing de conteúdo e mantenha com consistência as suas estratégias de relacionamento com o cliente. Gostar não é ser devoto. Uma ideia clara, honesta e precisa já é mais que suficiente para cativar o seu público alvo.

  3. Confiar: A confiança é basicamente a parte em que o cliente permite ser guiado por você. Ter conhecimento sobre você e o seu time e depois criar uma conexão com aquilo que se apresenta como uma experiência de consumo, serão as etapas necessárias para atingir esse propósito. Confiar é ter fé sobre o que pode vir a acontecer. Exprima uma prévia de como será a experiência desse consumidor, um pouco de alusão ou tangibilidade sobre aquilo que está sendo ofertado contribui para o engajamento do seu potencial cliente.

A trilha de vendas é crucial para te ajudar a garantir oportunidades durante a trajetória do consumidor. Entenda a essência do funil de vendas, reflita sobre tudo que está intrínseco nesse processo.


O básico, às vezes, precisa ser dito e redito.


17 visualizações0 comentário