Grande parte dos serviços gráficos são feitos no processo offset. E nesse processo de impressão usamos chapas gráficas. Existem chapas de papel, poliéster e alumínio que é a mais usada. Essas chapas são fundamentais para o processo de impressão e tem um processo de gravação, preparo e montagem.
Nesse conteúdo vamos explicar como funciona todo esse processo.
Mais de 90% das impressões offset são feitas usando chapas de alumínio.
Essas chapas tem em média 0,5mm, tendo como base uma placa de alumínio lisa que é coberto por um substrato e uma camada fotossensível.
Aqui na World Laser Impressões, dentre as chapas utilizadas, temos uma chapa ecológica, é um item fabricado por meio da prensagem de polietileno e alumínio, originados de embalagens longa vida. Esse produto apresenta variadas aplicações.
GRAVAÇÃO DA CHAPA
Para chegar no resultado necessário, o seguinte processo é realizado: primeiro, o fotolito é fixado na chapa em contato com a camada fotossensível e uma luz intensa é aplicada para que a gravação aconteça.
O tempo de exposição necessário varia de acordo com o equipamento (potência das lâmpadas usadas) e chapa usada, levando cerca de 2 a 10 minutos.
Após ser “queimada” pelas lâmpadas, os reagentes químicos entram em ação corroendo a parte sensibilizada e a chapa é lavada com água ou álcool para retirar as sobras do processo.
Por fim, uma goma é aplicada para proteger a camada gravada até o momento da impressão.
O processo offset
De forma geral, um fluído em conjunto com a tinta é usado para fazer a impressão. Esse fluido geralmente é água ou álcool.
Essa parte do processo funciona assim:
A chapa é fixada no cilindro da máquina offset, em seguida é lavada para tirar a goma que foi colocada para proteger a camada gravada.
Quando a máquina de impressão é ligada, um primeiro sistema de rolos aplica o fluido na chapa. Esse fluido escorre pelas partes gravadas da chapa e deixa a parte fotossensível pronta para receber a tinta.
Um segundo conjunto de rolos aplica uma camada de tinta nas partes que não tem fluidos, fazendo que a tinta fique apenas na área de impressão.
Em seguida, a tinta é transferida para um rolo de borracha, a blanquenta e depois disso, a imagem é transferida para o papel.
O nome Offset (fora do lugar) é devido a impressão acontecer na blanqueta, fora da chapa de impressão, fazendo com que o papel fique mais seco.
Comments