Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

Já exercitou o seu cérebro hoje?


Ler um livro é muito mais que apenas uma forma de entretenimento. A leitura é uma espécie de “ginástica” para o nosso cérebro e traz inúmeros benefícios a médio e longo prazo. Para comemorar o dia do leitor, vamos falar mais sobre as vantagens que a leitura proporciona ao nosso organismo. Vem com a gente!


O que acontece no nosso cérebro durante a leitura?


A leitura de um jornal ou revista requer um grande esforço da região do córtex cerebral. Para entender melhor o que acontece durante essa ação, vamos analisar o cérebro durante a leitura:

  1. As áreas do córtex occipital e temporal identificam as letras e fazem a decodificação, transformando-as em palavras e fazendo a compreensão do seu significado;

  2. Após isso, a área do córtex central-motor cria uma “voz mental” para auxiliar o entendimento do texto;

  3. Assim, duas áreas atuam em conjunto:

  • O Córtex pré-frontal (que usamos para o raciocínio lógico ) identifica o conteúdo e faz a associação semântica, retendo informações e proporcionando conhecimento ao leitor;

  • Ao mesmo tempo, a amígdala (que é a área responsável pela manifestação dos nossos sentimentos) estimula emoções e nos faz imergir na história. Então é essa área que nos faz torcer pelo protagonista ou detestar o antagonista.





Benefícios da leitura para a saúde mental



A leitura pode proporcionar inúmeros benefícios para as pessoas. Vamos falar um pouco mais sobre essas vantagens:


Melhora o funcionamento do cérebro