Existe dentro do espectro conceitual a ilusão de que ambos os termos, publicidade e propaganda, sejam sinônimos, pelo contrário, existe uma grande distinção entre eles apesar de serem constantemente combinados para se referir à contextos de divulgação comercial.
A propaganda é a forma de divulgar ideias nos contextos políticos, religiosos, partidários e entre outros. Sua principal característica é influenciar o comportamento através de técnicas psicológicas específicas com a missão de educar sobre determinado assunto para persuadir sem o objetivo de vender, sem intenções comerciais. Um dos grandes exemplos utilizados para ilustrar o conceito de propaganda são os posters criados para incentivar jovens a se alistar no exército dos EUA. No Brasil, um bom exemplo são as campanhas políticas que antecedem os períodos efetivos da campanha eleitoral, utilizando de materiais gráficos impressos para a aderência tangível do público alvo.
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Na outra via dos termos, a publicidade, essencialmente, quer dizer tornar algo público. A partir da ascensão do modelo industrial, avanço do capitalismo como forma majoritária de mercado global, a publicidade tomou um corpo mais comercial e passou a ser utilizada como ferramenta de comunicação com intenções comerciais, para fins de convencimento de um público desenhado ao consumo daquele produto, serviço ou marca. Anúncios são a materialização prática da publicidade. Os profissionais dessa área são conhecidos por sua criatividade e habilidades na comunicação por responderem pela adequação atrativa e comercializável.
Para que não pareça negligência sobre práticas usuais, o CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão) diz que publicidade e propaganda são a mesma coisa, definindo-as como: “qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias, ou serviços”. E na prática o mercado utiliza os termos como sinônimos, mas a teoria fundamental, dentro dos centros acadêmicos, estabelece que há uma diferença entre ambas e que essencialmente são determinadas da seguinte maneira: publicidade com a intenção de promover empresas, produtos e serviços, enquanto a propaganda responsável pelo campo das ideias e causas ideológicas.
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Como ambas áreas estão essencialmente atreladas ao marketing, é bom que tanto as formas usuais e acadêmicas sejam comparadas para o conhecimento dos usos práticas e conceitos próprios. Então, quando você precisar desenvolver qualquer ação publicitária ou informativa conte com a WL impressões para personalizar e materializar suas ideias.
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