Esquema de cores: um guia prático para aplicar em materiais impressos

A escolha do esquema de cores é uma das etapas mais importantes para definir o resultado de qualquer material gráfico impresso. A partir dela você conseguirá definir seus objetivos com precisão. Afinal, sempre há um motivo para produção de um impresso, seja ele comercial, pessoal ou para uso coletivo interno de uma empresa ou atividade.


Você sabia que 85% dos consumidores tomam decisões baseadas em cores?

Considerando que a escolha do consumidor é tomada, majoritariamente, pela sua percepção sobre o esquema de cores impresso em qualquer material gráfico produzido, seja ele uma embalagem, caixa ou adesivo; cabe a você definir qual impressão deseja transmitir para esse publico.


Toda e qualquer marca possui uma identidade visual, mesmo que você acredite não possuir uma, te garanto que tenha. A forma como você oferece o seu produto ou serviço para o público consumidor, os elementos que compõem a entrega final para o seu ciente são, de maneira concreta, formadas por um conjunto de elementos que imprimem a sua marca. Um conjunto de símbolos e imagens de como o público externo te enxerga é a sua identidade visual. Agora, sabendo disso: Qual impressão a sua marca está transmitindo para o público externo? Ela está de acordo com o que você pretendia transmitir?


Aqui em nosso blog você pode conferir um conteúdo exclusivo sobre as cores e a percepção que cada uma pode passar, veja aqui!


Depois de conferir qual a percepção que cada cor pode transmitir, chegou a hora de refletir sobre a melhor forma de expressar a sua identidade através de materiais gráficos impressos. Antes, pegue um papel e caneta e responda as seguintes questões:

1) Quais são as cores presentes na logo da sua marca? 2) Quais são os elementos que integram a sua logo? (ex: círculos, linhas ou traços)
3) Quais são os entregáveis que vão junto ao seu produto? (Ex: embalagens, adesivos, brindes, folder, cardápio, entre outros)

Separe as suas respostas e vamos iniciar o desenho de um esquema de cores mais adequado, baseado nas suas respostas:


diferentes papéis coloridos
Papéis coloridos

A cor principal e secundária

As cores presentes na sua logo irão caminhar por toda aplicação de seus materiais gráficos, elas serão o seu guia por toda elaboração do design dos impressos, mas antes disso, é necessário que se defina a cor predominante - ou primária - e a cor secundária. A cor predominante irá compor, em maioria, a base dos seus impressos, servindo de modelo para se pensar as categorias em que serão aplicados. Geralmente, as embalagens são seu destino principal.


A cor secundária serve, normalmente, para ser aplicada aos textos que compõem qualquer tipo de material


Elementos e formas

Essa parte está relacionada com a personalização dos seus materiais gráficos impressos, de acordo com as formas e elementos que estão presentes no desenho da sua logo, é possível explora-los, também, no desenho das peças gráficas, produzindo em dimensões e proporções combinadas a esses elementos.


Opções de materiais gráficos

O conjunto de materiais gráficos que serão enviados para impressão dependerá, exclusivamente, das atividades do seu processo, e da sua relação com o cliente. Quais são os produtos que você está oferecendo? Como eles são expostos para o seu cliente? Como as informações referentes a ele estão aplicadas? e, por fim, como ele é entregue para o consumidor final? As vezes, você pode ter categorias distintas de clientes, produtos segmentados que demandam uma diferença estética de formatos, por isso, nesse aspecto você pode intercalar sobre as cores da sua identidade visual. Ao tornar a cor secundária, aquele que não tem destaque, predominante em algum produto, ou material, você estabelece uma diferenciação especial facilmente atribuída a esse segmentação.


O que você precisa ter em mente, antes de iniciar qualquer aplicação de esquema de cores, é que ser fiel a sua marca é sempre a melhor escolha. Traduza nos seus materiais impressos aquele sentimento que você pretende despertar nas pessoas.




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