top of page

Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

Dia Do Designer Gráfico

O Dia do Designer Gráfico é comemorado anualmente em 5 de novembro, no Brasil.

Esta data é uma homenagem aos profissionais que se empenham em dar vida à criatividade na produção de informações visuais. Os designers gráficos são responsáveis em montar projetos que sejam visualmente apelativos e atraentes, como páginas de revistas, capas de livros, cartazes e demais materiais impressos (ou virtuais) para campanhas publicitárias, e etc. No Brasil, a data foi instituída no dia 5 de novembro durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, em 19 de outubro de 1998.

E simboliza um dos nomes mais importantes do design brasileiro, o pernambucano Aloísio Magalhães, um criador múltiplo e pioneiro do design gráfico no Brasil. Mas quem foi esse profissional que fundou a primeira escola superior de design neste país... Foi advogado, artista plástico e, em 1960, se transfigurou definitivamente como designer, agora preocupado com a perspectiva do outro.


“O que importa é o usuário, a circulação dos símbolos, o uso da imagem para fins precisos e inequívocos”.





Nascido em Recife em 1927, dentre as várias obras de Aloísio, se destacam a criação do logo da Petrobras, o desenho das notas de Cruzeiro Novo e o primeiro logotipo da Rede Globo. Em 1976, coordenou um projeto de design para a cidade do Rio de Janeiro – a identidade visual do município, desde sua comunicação visual administrativa ao mobiliário urbano e sinalização para toda a cidade. Estava traçado um percurso – do desenho da unidade simbólica da identidade visual a grandes e complexos sistemas de objetos de todo tipo. Magalhães ocupou vários cargos públicos como a direção do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) e também foi secretário do Ministério da Educação e da Cultura.

Ajudou a idealizar e a criar a Escola Superior de Design Industrial (ESDI), instituição ligada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), faculdade que é considerada uma das melhores da área no país.


Aloísio Magalhães faleceu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1982.

Não foi por menos que em 1998 foi instaurado o Dia Nacional do Designer em comemoração à sua data de nascimento, 5 de Novembro.

A WL impressões parabeniza todos os Designers em suas diferentes áreas, e queremos desejar a todos um dia muito especial!


14 visualizações0 comentário
bottom of page