top of page

Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

De onde vem os santinhos políticos?

Todo mundo já recebeu um “santinho político” em época de eleições, não é mesmo? Essas pequenas propagandas, que contém o nome e o número do candidato em seu conteúdo, são utilizadas há muito tempo e podem ser encontradas em todo território nacional. Vamos contar um pouco mais da história dessa tradicional ferramenta de campanha política.

Origem

Os pequenos cartões existem há muito tempo (com exemplares mais antigos datados de 1423) e tem origem religiosa. Continham representações de cenas religiosas (inicialmente pintadas a mão e posteriormente em processo de litografia) e seu objetivo era a propagação da fé católica, promovendo a devoção de determinados santos (por isso esse nome). Era costume entregá-los em funerais, batizados, casamentos e outras datas comemorativas.

Muitos fiéis financiavam a sua impressão, pois era considerada na época, como uma forma de pagar de promessas realizadas.

Santinho Político

O santinho político (ou santinho eleitoral), é um material gráfico utilizado para divulgar um candidato em campanha eleitoral para um grande número de pessoas. Por ter valor baixo e um bom custo-benefício, é um dos materiais de promoção mais utilizados nas campanhas políticas. Vamos falar um pouco mais sobre as suas especificações:

Tamanho

Em geral, sua medida é de 70x100 mm, mas também existe outra versão, conhecida como Santão, com as dimensões de 100x140mm.

Papel e gramatura

Para a sua impressão, é utilizado papel couché, com gramatura 90, em ambas as versões.

Dicas para a criação

Agora que você já conhece um pouco mais sobre este tipo de material, vamos dar algumas dicas para criar um santinho eleitoral que possa ajudar a trazer melhores resultados:

O que é obrigatório ter?

Existe um padrão para a divulgação de um candidato. Nele precisa constar:

  • Nome do candidato

  • Número para a votação

  • Partido político que o candidato faz parte

  • Foto

Se o cargo pretendido for majoritário (como presidente, governador ou prefeito), é obrigatório que o nome do vice apareça. Além disso, é preciso constar o CPF ou CNPJ do responsável pela confecção do material, além do contratante e da tiragem.

Procure um profissional especializado

Sabe aquela velha história “meu sobrinho faz mais barato”? É melhor esquecer quando se trata desse tipo de material. Uma fonte mal utilizada ou um layout bagunçado pode comprometer a qualidade da sua mensagem e fazer com que a sua propaganda cause efeito reverso em seu público.

Cuide da fotografia

Quando se trata de santinhos políticos, a fotografia escolhida é fundamental, pois é ela que transmite a sensação de confiança para o eleitor. Você votaria em um candidato com a cara fechada ou em um que utiliza foto em preto e branco? Acho que não! Por isso, é recomendável utilizar roupas mais formais e evitar fazer poses.

Use slogans ou frases de efeito

Slogans e frases de efeito são armas poderosas na hora de conquistar a atenção do público. Pense muito bem nas palavras utilizadas, pois quanto mais direta e concisa for a sua mensagem, maior a possibilidade de conseguir votos.

Como fazer a distribuição desse material?

A distribuição de santinhos políticos, precisa seguir regras específicas. Por lei, a distribuição desse tipo de propaganda política só pode ser realizado até as 22h do dia anterior da votação, além de ser proibida a sua circulação em bens públicos (como ônibus) ou lugares que as pessoas tenham livre acesso, mesmo espaços particulares (exemplo: cinema, clube, fórum, etc). Para ajudar no planejamento da distribuição desse material, vamos te dar 4 dicas:

  1. Analise o seu público. Prefira distribuir o material nos locais que os eleitores mais circulam;

  2. Selecione pessoas de confiança para fazer a panfletagem. Isso pode ajudar a evitar desperdício de materiais e repulsa do público;

  3. Incentive o candidato a participar da panfletagem. É uma ótima oportunidade para o público conhecê-lo;

  4. Seja consciente. Não espalhe nas ruas próximas aos pontos de votação, pois, além de sujar a cidade, causa um grande impacto no meio ambiente.

Aposto que você não sabia dessa história. Viu como essa tradicional ferramenta de propaganda política é indispensável para a campanha de todos os candidatos?

Uma forma de causar uma boa impressão ao público, fazendo ele prestar atenção no candidato, é escolher um material de qualidade. A WL Impressões conta com uma equipe qualificada para confeccionar os santinhos, adesivos e muitos mais. Entre em nosso site e confira o nosso catálogo de produtos clicando aqui.

.

359 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page