top of page

Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

Como saber se a imagem está com boa qualidade?

Você já tentou ampliar uma imagem e ela ficou pixelada ou em baixa qualidade? Isso acontece porque o formato da imagem pode não ser o ideal. Para evitar esse transtorno, vamos ensinar como saber se a imagem está com boa qualidade.






Os diferentes formatos de imagem

Antes de saber se a imagem está com boa qualidade, você precisa entender que existem dois tipos de "imagens". Sendo uma o BITMAP e a outra VETORIAL:

Bitmap


São compostos por pixels coloridos, que por sua vez são pequenos quadrados de diferentes cores. Juntos se transformam em uma imagem. Os formatos de arquivos comuns de Bitmap são: PSP, BMP, GIF, JPEG e PNG(para o uso na Internet) e TIFF (para o uso na impressão).

Vetores


Imagens formadas por informações matemáticas do computador. Na prática, isso significa que você não precisa se preocupar com a qualidade da resolução de vetores, pois sempre estarão em alta resolução. Os vetores são criados em programas como o Adobe Illustrator ou Corel Draw. Formatos de arquivos comuns para os gráficos vetoriais são EPS, CDR e AI.

Atenção! Se os gráficos de bitmap são incorporados em arquivos vetoriais (por exemplo, um EPS). O elemento bitmap do gráfico vai sofrer em termos de qualidade, se redimensionado.

Mas afinal, como saber se uma imagem está com boa qualidade?

Quando se fala de impressão gráfica, geralmente trabalhamos com 300 dpi. Assim você não precisa ficar ajustando a resolução das imagens para cada tipo de papel.

Então quando for converter seus BITMAP'S, precisa deixar as imagens com 300 dpi no TAMANHO FINAL. Então se é uma imagem 3x4cm, 10x15cm, 50x70cm tem que ter 300 dpi. Só lembrando que o quanto for maior a imagem que você está trabalhando, maior será o arquivo.


Nos principais softwares de imagens é possível saber a resolução correta de uma foto e, inclusive, ajustar a dpi.

Diferença entre tamanho, qualidade e resolução de imagem


Para uma imagem ser estéticamente agradável, é preciso que ela tenha bom tamanho, resolução e qualidade, porém você sabe as diferenças entre eles? Vamos tirar as suas dúvidas:


Resolução


As imagens são formadas por pixels, os pequenos quadradinhos que já explicamos anteriormente. Quanto maior é a quantidade de pixels que uma foto tiver, melhor será a resolução dela. A resolução é definida através de:

  • PPi ou Pixel por polegada: A imagem é adaptada aos monitores de dispositivos eletrônicos, como a tela do computador ou aparelhos mobile;

  • DPI ou Ponto por polegada: Os pixels são substituídos por pontos físicos, para reproduções em tamanho em real.

Tamanho


Agora pense que em um mosaico em um estádio de futebol. Quanto mais detalhado for o mosaico, mais torcedores serão necessários e maior terá que ser o tamanho do estádio, não é mesmo?


Assim como o nosso exemplo acima, quanto maior o número de pixels que uma imagem tiver, maior será o tamanho da imagem.


Qualidade


Muita gente relaciona a qualidade da imagem na sua resolução e no tamanho, porém esse conceito vai além disso. Isso é relacionado na produção da foto, ou seja, leva em conta fatores técnicos da foto (como luz, enquadramento, elementos, etc), fazendo toda a diferença na hora de escolher.


Quer garantir a qualidade na sua impressão? Fale com a gente! Estamos há mais de 14 anos no mercado com foco em fornecer soluções completas para nossos clientes. Vão desde a avaliação de uma necessidade, geração de ideias, desenvolvimento de layout, passando pela impressão, acabamento, personalização e envelopamento, finalizando no envio para a empresa ou cliente final. Acompanhando as novas tendências do mercado, a Gráfica WL Impressões busca sempre estar em sintonia com o que há de novidade no mundo dos impressos.


Para mais dicas sobre impressões, acompanhe o nosso blog e nos siga nas redes sociais!

3.403 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page