Na hora de elaborar uma estratégia de comunicação visual que utilizará impressos, um dos temas que mais exigirá a sua atenção é a seleção do esquema de cores. Por vezes, algumas pessoas ignoram o impacto que essa decisão pode ter sobre o consumidor final, inclusive, podemos dizer que a maioria dos consumidores tomam suas decisões baseadas nas cores apresentadas. Os estímulos visuais direcionam a maioria de nossas ações, portanto, para guiar o comportamento do consumidor esse estímulo não agiria de maneira diferente.
A princípio, ao estabelecer uma identidade de marca consistente, é de extrema importância construir uma confiança no consumidor e deixar os seus clientes confortáveis com os elementos visuais que compõem a sua marca. Além de tentar ser o mais fiel possível à identidade da sua marca, o esquema de cores selecionado pode influenciar no reconhecimento do seu produto ou serviço frente ao público e está diretamente relacionado com o valor que você pretende passar. Qualquer alteração no padrão de cor pode ser percebida e comprometer o modo como o cliente se relaciona com a marca.
A gama de produtos, pensando em embalagens e rótulos, e dos serviços, considerando os elementos visuais que podem ser utilizados para sua comunicação, seguem uma linha fiel ao esquema de cores da marca, salvo exceções quando apresentam poucas variações que dependem da intenção estratégica adotada, o objetivo central é que os impressos estabeleçam a conexão entre marca, valor e consumidor.
O fator estético pode contribuir para destacar o produto ou serviço na peça gráfica impressa, por essa razão, devemos levar em consideração o fato de que as pessoas estabelecem um julgamento subconsciente do produto ou serviço apresentado nos primeiros 90 segundos de visualização. Se você optar pela seleção adequada do esquema de cores, direcionada ao público-alvo, muitos pontos à frente dos seus concorrentes você terá.
Para finalizar iremos deixar algumas recomendações de como as cores podem afetar emocionalmente as pessoas e em quais níveis. O impacto das cores pode variar dependendo da geografia do público consumidor observado, essa recomendação foi utilizada a partir de uma análise com o público consumidor norte americano.
Segundo a análise: o amarelo transmite otimismo e jovialidade; o vermelho energia e cria a sensação de urgência; azul desperta a sensação de confiança e segurança; o verde é associado com saúde e bem-estar, inclusive pode ser considerado a cor mais fácil para os olhos processarem; o laranja pode transmitir agressividade; o rosa tem ligação com romântico e feminino; preto é associado a poder; e por fim, o roxo é utilizado quando pretende-se transmitir calma, essa cor é geralmente associada a produtos de beleza e anti-idade.
Vale muito a pena refletir sobre o impacto que as cores podem causar nas pessoas e, estrategicamente, selecionar o melhor esquema de cores que adeque-se aos materiais gráficos que pretende desenvolver. A WL impressões pode lhe ajudar nessa decisão, assim como tem um perfeito time de arte finalistas que irão guiar o seu criativo para as melhores aplicações.
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