Como as cores podem alterar a sua percepção?

Toda e qualquer forma de percepção está relacionada ao aspecto de como o nosso cérebro capta e identifica as expressões externas, com as cores não haveria de ser diferente. A psicologia das cores trata justamente da forma como o cérebro consegue transformar essas cores em sentidos e percepções que remetem a sensação tácitas de comportamento. Por isso, é tão importante explorar assuntos que tangem o universo das cores, pensando essencialmente na produção de materiais gráficos impressos, é de suma importância que essa escolha esteja adequada à finalidade pretendida, do contrário você estará desenvolvendo uma peça sem utilidade. O contrário também se faz verdadeiro, caso saiba adequar o esquema de cores devido as suas intenções é muito provável que o seu objetivo seja atingido com sucesso.

Quando falamos em impressão de materiais gráficos, estamos também incluindo a discussão o design contido naquela peça e também o papel que as cores irão assumir ali. a composição do layout torna-se artigo de atenção do desenvolvedor, seja composição de flyers, folder, cartões de visita, faz-se relevante considerar o quão atrativo aquele matéria pode ficar devido ao esquema de cores selecionado. obviamente todo esquema de cores possui uma série de especificidades a serem levadas em consideração como o contraste e disposição, mas aqui na WL impressões você pode contar com o nosso time de especialistas para lhe ajudar. Quando os especialistas discorrem sobre o efeito da psicologia das cores sobre a percepção das pessoas, eles dizem que os clientes fazem julgamento sobre o produto nos primeiros 90 segundos de interação com ele e, entre 60% a 90%, o julgamento é feito baseado na cor. Assumindo a primeira percepção relacionado ao logotipo, que subsequentemente é desenhada uma linha de interpretações baseadas nas experiências prévias do cliente com outras marcas que detinham características semelhantes. Vamos deixar algumas pré definições seguindo um infográfico da psicologia das cores para que você baseie a construção da sua peça gráfica, ou antes mesmo desse step, a construção da sua marca, logotipo e materiais que irão se derivar dessas premissas.

BRANCO: transmite a ideia de simplicidade, limpeza e inocência e também é muito associado a igualdade e justiça.


PRETO: é uma cor que tem fácil combinação com as demais e transmite uma ideia de segurança, formalidade e sofisticação - além de um certo drama.


ROSA: expressa empatia e pode transmitir a ideia de romance, sinceridade e doçura AZUL: é a cor da confiança, paz e serenidade. Tem um astral que remete a lealdade e integridade.


VERDE: totalmente ligado a natureza, essa cor irá remeter a tranquilidade, segurança, estabilidade e harmonia.


AMARELO: associada a cor que representa a mente e o intelecto, o amarelo assim dá o tom para criatividade e novas formas de expressão.


LARANJA: essa cor transmite otimismo, autoconfiança e extroversão, é a cor da coragem.


VERMELHO: um tom que chama bastante atenção, o vermelho está ligado a grande emoções, profundas e fortes como o amor, paixão e raiva.


12 visualizações0 comentário