top of page

Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

Aprenda a fazer panfletagem de maneira efetiva

A panfletagem é uma das mais tradicionais formas de divulgar uma marca, produto ou serviço. Com origem na Europa, essa prática se tornou uma importante ferramenta de marketing ao longo dos anos. Hoje, vamos ensinar você fazer a distribuição de materiais impressos de forma efetiva para a sua campanha. Vem com a gente!



Origem da panfletagem

A utilização de panfletos para divulgação começou há muito tempo atrás, por volta do século XII, na Inglaterra. Pequenos manuscritos eram pendurados em postes ou distribuídos para a população que transitava pelas ruas, como forma de divulgar um ideal ou posicionamento.

O primeiro panfleto que se tem notícia foi um pequeno poema que um autor anônimo escreveu para a sua amada donzela. O manuscrito circulou pelas ruas e o formato caiu nas graças da população, que começou a utilizar o material para divulgar pequenos textos.

Nos séculos seguintes, o panfleto começou a ser utilizado para fins políticos, com tom satíricos ou violentos. O material era utilizado como uma forma de desabafo da população que se sentia revoltada com situações vividas na época.

Atualmente, a panfletagem é utilizada para fins comerciais, promovendo os serviços ou produtos de uma determinada empresa.


Materiais impressos mais utilizados

Existem diversos materiais impressos que podem ser distribuídos em ações de panfletagem. Vamos apresentar os mais utilizados para esse fim:

Panfleto

Não é possível falar sobre panfletagem, sem citar o material que deu origem a essa denominação. O panfleto é um dos materiais mais tradicionais e antigos para divulgação, sendo mais velho que a própria técnica de impressão, criada por Gutemberg.

Esse tipo de material é mais simples e barato, porém conta com acabamento simples e poucas cores. Geralmente são utilizados para ações promocionais ou campanhas políticas.

Flyer

O flyer é uma espécie de sucessor espiritual do panfleto. Com acabamentos mais elaborados e cores mais vivas, esse impresso utiliza muito o apelo visual para chamar a atenção dos consumidores.

Seu formato permite que a sua distribuição seja realizada de maneira simples e ágil. É muito utilizado para divulgar eventos, promoções, lançamentos imobiliários e muito mais.

Folder

Apesar de muito parecido com o flyer, o folder apresenta as suas particularidades. As suas principais característica são as dobras e os cortes criativos que esse material permite fazer.

Utilizado para todo tipo de divulgação, esse impresso atrai a atenção do público através do seu visual esteticamente agradável e seus formatos criativos.

Dicas para fazer a panfletagem de maneira eficiente

Sabia que as informações do seu impresso podem ser prejudicadas com uma má apresentação? Para ajudar a sua campanha a atingir mais precisamente o seu público, vamos dar algumas dicas para a sua panfletagem:

Esteja no lugar certo e na hora certa

Uma das falhas mais comuns em ações de divulgação, é falhar na comunicação com o público. Por isso, busque entender mais sobre o seu público, os locais que ele frequenta e os horários que ele transitará por essa região.

Cuide com a aparência do material

Mesmo que o seu panfleto tenha a solução para os problemas do consumidor, se a aparência dele estiver pobre, ele será ignorado. Use materiais contrastantes, papéis brilhantes e difíceis de amassar. Quanto melhor a qualidade do seu impresso, mais atenção ele chamará.

Cuide da diagramação

Às vezes, muita informação pode prejudicar a sua mensagem, então organize o conteúdo de forma harmoniosa. Um material com informações mal distribuídas, pode fazer com que o seu público desista de ler.

Traga informações pertinentes

O seu material precisa dividir a atenção do público com inúmeras formas de comunicação, como celular, outdoors, etc. Ao falar de forma direta e persuasiva, você passa a sua mensagem em poucos segundos e evita informações desnecessárias.

Simpatia é um diferencial

Você daria importância a um panfleto distribuído por uma pessoa que está com a cara fechada? Por isso, realize treinamentos com a equipe responsável pela panfletagem para orientações de atendimento ao público.


A panfletagem é responsável pela imagem que o público terá da sua empresa ou marca. Por isso é preciso dar maior atenção a ela, principalmente quando se trata da impressão desse tipo de material. Para entregar panfletos, flyers e folders de com excelente qualidade, conte com os serviços de quem é expert na confecção de materiais para a divulgação. Clique aqui e solicite um orçamento com a WL Impressões.

Quer saber como podemos ajudar nas suas campanhas de marketing? Acompanhe o nosso blog e nos siga em nossas redes sociais!

249 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page