Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

Aprenda a fazer panfletagem de maneira efetiva

A panfletagem é uma das mais tradicionais formas de divulgar uma marca, produto ou serviço. Com origem na Europa, essa prática se tornou uma importante ferramenta de marketing ao longo dos anos. Hoje, vamos ensinar você fazer a distribuição de materiais impressos de forma efetiva para a sua campanha. Vem com a gente!



Origem da panfletagem

A utilização de panfletos para divulgação começou há muito tempo atrás, por volta do século XII, na Inglaterra. Pequenos manuscritos eram pendurados em postes ou distribuídos para a população que transitava pelas ruas, como forma de divulgar um ideal ou posicionamento.

O primeiro panfleto que se tem notícia foi um pequeno poema que um autor anônimo escreveu para a sua amada donzela. O manuscrito circulou pelas ruas e o formato caiu nas graças da população, que começou a utilizar o material para divulgar pequenos textos.

Nos séculos seguintes, o panfleto começou a ser utilizado para fins políticos, com tom satíricos ou violentos. O material era utilizado como uma forma de desabafo da população que se sentia revoltada com situações vividas na época.

Atualmente, a panfletagem é utilizada para fins comerciais, promovendo os serviços ou produtos de uma determinada empresa.


Materiais impressos mais utilizados

Existem diversos materiais impressos que podem ser distribuídos em ações de panfletagem. Vamos apresentar os mais utilizados para esse fim:

Panfleto

Não é possível falar sobre panfletagem, sem citar o material que deu origem a essa denominação. O panfleto é um dos materiais mais tradicionais e antigos para divulgação, sendo mais velho que a própria técnica de impressão, criada por Gutemberg.

Esse tipo de material é mais simples e barato, porém conta com acabamento simples e poucas cores. Geralmente são utilizados para ações promocionais ou campanhas políticas.