A importância dos rótulos e etiquetas na experiência do cliente

Os rótulos e etiquetas não servem apenas para precificar produtos mas, são também, uma forma de chamar a atenção do cliente. Quando formam uma dupla com as embalagens, podem servir como uma excelente estratégia de marketing offline e, até mesmo, fazer com que sua empresa tenha um diferencial na experiência do cliente.


A embalagem de produtos, além de cumprir o seu papel de proteger os objetos, também podem preservar a imagem da marca e oferecer informações relevantes para o melhor consumo do produto.


O que são os rótulos e etiquetas?


Rótulos são, basicamente, imagens, legendas e outros materiais gráficos que podem ser impressos ou colados sobre as embalagens de diversos produtos. Eles possuem informações sobre o produto, instruções, boas práticas de uso, fabricante e outros dados importantes para o consumidor.


Já as etiquetas, que em sua grande maioria são adesivas, elas podem conter preço, quantidade, tamanho e informações sobre a marca que produziu o produto.


Ambas tem como função principal informar o consumidor sobre o produto que adquiriu, no entanto, a rotulagem também é uma oportunidade de comunicação com o consumidor e além disso, como uma estratégia de fidelização de clientes de uma forma que pela etiqueta ou rótulo, a pessoa identifique rapidamente sua marca e opte por comprar outra vez.


Como elaborar a etiqueta ou rótulo perfeito para o seu negócio?


Junto com a embalagem, as etiquetas e rótulos de produtos servem como um cartão de apresentação da marca para o consumidor e diferenciam sua marca dos concorrentes. Por isso, todos os detalhes são importantes na hora de produzir esses materiais. Se atente às dicas que foram dadas nesse conteúdo.


Busque a etiqueta adequada para o seu produto


Existem diversos tipos de etiqueta, para fazer a escolha, é preciso analisar muito bem seu produto. Cada produto pode possuir uma necessidade especial, por exemplo, no ramo de alimentos, as etiquetas de papel não são as mais indicadas pois podem se deteriorar. Por isso, é preciso levar em conta as características do seu produto, como é produzido, quais são os cuidados necessários, formato da embalagem, entre outros.


Reforce sua identidade visual


A parte visual do material - como cores, desenhos, linguagem e logo - está totalmente ligada à imagem que seu produto irá passar ao consumidor. Por isso, como em qualquer outro produto, é preciso estabelecer de forma clara a percepção que sua marca deseja ter perante ao consumidor para que haja um reconhecimento fácil da marca.


Preocupe-se com a legibilidade


Um ponto importante é analisar se a etiqueta é de fato legível para o cliente. Se preocupe com o layout e sempre busque uma disposição harmônica dos elementos, de forma que as informações sejam passadas com clareza. Produtos que contam com informações mal passadas ou ilegíveis acabam perdendo a credibilidade diante da concorrência e todo o esforço para o reconhecimento da marca acaba sendo inútil.


Quer produzir suas etiquetas ou rótulos personalizadas? Conte com a WL Impressões.




33 visualizações0 comentário