top of page

Aproveite  MAIS

Conteúdos EXCLUSIVOS

A importância dos dados variáveis para as campanhas

Você sabe o que são dados variáveis? Essa ferramenta é uma ótima maneira para enviar malas direta personalizada ao seu cliente. No artigo de hoje, vamos explicar mais sobre esse recurso e como utilizá-lo em suas campanhas de marketing. Vem com a gente!





O que são dados variáveis?


Impressão de dados variáveis, ou VDP, são as tiragens onde os documentos são personalizados com os dados do destinatário. Esse tipo de material é muito utilizado para campanhas publicitarias e envio de mala direta nominal, trazendo vários benefícios ao remetente. Com essa ferramenta, é possível fazer com que alta tiragem de impressos se tornem mensagens personalizadas. Além disso, é possível criar uma comunicação segmentada, personalizada e individualizada.


Como é feita a impressão de dados variados


A impressão de dados variáveis acontece através da tiragem Digital. Com o uso de softwares capazes de analisar dados e transformá-los para alterar textos simples e até mesmo imagens. Vamos falar um pouco sobre como é feito esse processo:


  • Primeiramente, é feita a impressão do material onde os dados variáveis serão inseridos. Essa impressão pode ser realizada através da técnica Offset ou Digital;

  • Após é feita a análise da base de dados onde consta as informações que serão impressas (nome, endereço, etc);

  • Por fim, essas informações são gravadas no material a partir da técnica digital.


Os tipos de impressões de dados variáveis


Apesar de muitas pessoas pensarem que materiais que usam dados variáveis não possuem diferença, existem três tipos de classificação que permitem a criatividade na criação:


Promocional


É quando uma empresa, ou loja, faz a divulgação de ofertas de marketing para construir ou fortificar o relacionamento com os seus clientes. Podemos usar como exemplos:


  • Folders;

  • Panfletos;

  • Flyers;

  • Encartes.

Transacional


Utilizado para transtimitir um comunicado ou informação específica para transmitir ao público. Pode ser destinada para fins práticos ou comerciais. Os exemplos de dados variáveis transacionais são:


  • Contratos;

  • Boletos;

  • Credenciais e crachás;

  • Certificados.

Transpromocional


É uma mescla os dois tipos anteriores. Com o seu uso, é possível atingir um público ainda mais específico e propício à conversão, como destinatários que recebem um boleto e um item de campanha promocional junto, por exemplo.


Quais são as vantagens de usar dados variáveis


Utilizar a impressão de dados variáveis em suas campanhas de marketing pode ser um diferencial para a sua empresa. Vamos mostrar os vários benefícios que esse material proporciona:


Comunicação segmentada


Nada é mais efetivo, e economicamente rentável, que direcionar as nossas propagandas e mensagens diretamente ao público desejado. A partir da impressão de dados variáveis, você pode direcionar a sua comunicação para um nicho específico do mercado.


Atrai a atenção do cliente


O que chama a sua atenção: Uma mensagem comum ou a que é personalizada com o seu nome? As pessoas amam serem chamadas pelo nome, pois isso dá uma sensação de exclusividade. Isso acontece porque os consumidores atuais querem ser reconhecidos como indivíduos e não mais uma pessoa na multidão.


Fortalece o relacionamento com o público

Você não se sentiria especial se a marca que você é fã soubesse o seu nome? É mais ou menos essa sensação que o seu cliente tem quando recebe uma correspondência com dados variáveis. Você mostra que conhece o seu público e, oferecendo ofertas exclusivas a ele, aumenta o engajamento com os consumidores.

Como utilizar os dados variáveis em campanhas

A impressão de dados variáveis abre um leque de possibilidades para criar uma mensagem personalizada para o seu público. Siga essas dicas de estratégias de marketing com dados variáveis para a realização de campanhas mais assertivas:

  • Fazer com que o seu cliente se sinta especial, é algo fundamental. Com os dados variáveis você pode personalizar a mensagem com o nome;

  • Outra possibilidade que o uso de dados variáveis permite é informar ao seu cliente, dados como: data da última compra, último produto adquirido e muito mais. Isso abre um leque de oportunidades para o seu negócio (como enviar o anúncio de um suggar que entrou em promoção, para quem adquiriu um fogão na última compra);

  • Você pode utilizar essa ferramenta para agilizar o fechamento de negócios, através de boletos, certificados, crachás e cartões, entre outras opções.



A impressão de dados variáveis é muito importante para auxiliar em campanhas de marketing. Para potencializar os seus resultados, nada melhor que contar com uma equipe especializada na confecção desse tipo de material. Clique aqui e solicite um orçamento com a WL Impressões. Confira mais conteúdos e curiosidades acessando o nosso blog e nos seguindo nas redes sociais!

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page